Palimpsesto
Partindo do conceito de Palimpsesto optei por iniciar a minha investigação a partir do trabalho de Jean-Luc Godard, mas especificamente o documentário “Histoire’s du cinema”. Apropriando-se de fragmentos da História do Cinema criando uma visão pessoal, Godard demonstra preocupações estéticas relativas a produção cinematográfica do século XX.
Tendo em conta estes aspectos é inevitável associarmos esta capacidade multi-interpretativa e reprodutiva da imagem ao pensamento de Walter Benjamim referente à obra de arte na sua reprodutibilidade técnica e aos mecanismos de reprodução e desgaste da imagem. É neste ponto que encaixo o trabalho de Godard e o conceito de palimpsesto, com o conteúdo da cadeira seminário. No caso específico de Godard, não só pela apropriação e reprodução de imagens já criadas, mas também pela método experimental que procura impor no seu processo de trabalho exaltando o pensamento crítico fugindo a uma recorrente necessidade capitalista da produção de imagens em massa direccionadas as massas que iludem uma determinada realidade desvalorizada de um processo sendo a técnica um mero artifício reprodutor.
Concluindo, o meu objectivo para este trabalho será encontrar e estudar exemplos artísticos videográficos, que explorem formas de palimpsesto, pela maneira como se apropriam, reproduzem e adulteram o próprio contexto das imagens.
Alguns exemplos:
“Fast Film” – Virgil Widrich
http://www.youtube.com/watch?v=Td6UObEEaQQ
“Instructions for a light and sound machine” - Peter Tscherkassky
http://www.youtube.com/watch?v=0AbyrGAPMHs
Illuminated Average #1 – Jim Campbell